quarta-feira, 9 de maio de 2012

Relações Humanas

Relações Humanas


Como defini-las? Como melhorá-las? Como não deixar que elas se deteriorem? Todos as temos, aos montes, mas nem sempre nos saímos bem, quase sempre enfrentamos problemas...

Mas, afinal de contas, por que é tão difícil conviver? Por que não prestamos um pouco mais de atenção nos outros e assim não vamos traçando um plano estratégico de como abordar, reagir, agir...?

Está certo que o ser humano é imprevisível na maioria das vezes, não pode ser tratado com uma receita x ou y, está sempre sujeito a reações “anormais”, entretanto, uma grande parte se enquadra perfeitamente dentro de certos padrões de comportamento que nos permitem prever, antever e planejar nossas ações.

Se assim fosse feito sobrariam bem menos “situações-problemas” das quais precisamos nos ocupar com um pouco mais de cuidado. Fica a dica, não tão fácil, nem tão simples: observe, preste atenção, ouça, de verdade, aqueles que lhe estão próximos. Esse é o ponto de partida para a busca efetiva de bons relacionamentos, que nem sempre são o que a gente gostaria, mas o que dá pra conseguir a partir do material humano e das condições materiais e humanas que podemos estar submetidos.

Sempre será possível melhorar nossas relações e nossos ambientes se houver uma vontade sincera e real aliada a um processo gradual e constante de busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário